terça-feira, 6 de agosto de 2013

SÃO JOSÉ DA ESQUINA PROGRESSO - LANCES DA HISTÓRIA

Jorge Luiz Blebow    

            Daquele primeiro jogo pouco ficou. Quem era o adversário, o placar. Do time têm-se lembranças: Nico no gol, os Irmão Nesler e Kunh formavam a zaga e laterais, Khemer, Mildner e Lageman, no meio-de-campo, entre os atacantes Orlando, Laurinho e um ponteiro esquerdo de ofício. Vê-se pela escalação, apesar da origem germânica, um legítimo esquema 4-3-3, time agudo como a seleção canarinho, bi-campeã no Chile, com Garrincha na ponta direita. Pelé machucado não participou dos jogos finais. Enquanto isso, o governador Leonel de Moura Brizola, discursava pelas ondas curtas do rádio, também no ataque, formando a cadeia da legalidade, já que no ano seguinte viria o fatídico 31 de março de 1964. Mas isso é outra história.

            Alguns jogos ficaram na boca-do-povo pelo placar, outros pelas brigas ou ainda a acontecimentos diversos dentro ou fora de campo. Um desses jogos foi contra o então já consagrado Tupi de Crissiumal. Placar: Tupi 1 x 0 São José. Escore sensacional, levando-se em conta que o Tupi já disputava o campeonato amador, enquanto que, o São José fazia somente jogos amistosos com equipes varzeanas do interior do município, visando mais a amizade e a cerveja, ao espetáculo futebolístico propriamente dito. Nem só de futebol, vive um time.

            Outro jogo que lembro, foi contra Os Inocentes do Baixo Santo Antônio - como há santos nessa terrinha de Deus. Placar - São José 17 x 0 Inocentes, talvez um recorde mundial. O alemão “Pib”, catava galhos na borda do mato e separava um graveto a cada gol para não perder a contagem. Era uma espécie de mesário, um auxiliar prático do juiz, que na ausência da súmula anotava enfileirando pauzinhos. Belo método para um futebol romântico. Com os gravetos ele acendeu o fogo.

            Mais tarde o São José deixou o potreiro e instalou-se no outro lado da estrada, com sede própria, campo oficial e uma copa maravilhosa, o que era uma grande vantagem. Na inauguração da praça esportiva convidaram o TAC-Três Passos Atlético Clube, já então disputando campeonato profissional. Placar: São José 0 x 1 TAC, gol do atacante Lauro Hinterholz, de pênalti. Considerando-se um time varzeano e outro profissional, o placar apertado demonstrou ser aguerrido desde então, o time paroquiano do São José.

            Esse evento teve ampla cobertura pela imprensa local, mais especificamente da Rádio Difusora e o consagrado locutor Bruno Carlos Tesche. Entrevistas, fotografias, chamas extras, público numeroso compareceu ao evento. Na comitiva do TAC, a Locrécia era a torcedora símbolo.


            Houve também um jogo, que entre outros, entrou para a história, pela grande peleia que aconteceu em campo. Foi contra o Grêmio de Bela Vista e durante algum tempo as relações ficaram rompidas. Anos depois se restabeleceu a amizade, confraternizando-se com um churrasco, muita cerveja e algum futebol, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...