domingo, 14 de abril de 2013

DEIXA O POVO DECIDIR

Jorge Luiz Bledow

Diariamente ouvimos o discurso contraditório, algumas vezes dizendo que o povo sabe e outras vezes dizendo que não sabe decidir. Sabe escolher. Não sabe escolher. Vota bem! Vota mal! O povo é sábio, o povo é atrasado!

E assim cada um dá sua opinião, sobre alguma decisão, conferindo sabedoria ou ignorância ao eleitor, dependendo, é claro, da escolha favorável ou desfavorável no ponto de vista de quem está se manifestando. De quem está dando opinião.

Quando somos apoiados, o povo é sábio! Quando somos contrariados, o povo é burro!

Em várias questões do quotidiano, dá-se algo parecido. Os especialistas e não especialista, cada um ter o seu carro ou moto, causa engarrafamentos e coisa e atrapalha o fluir do trânsito. - A solução não é individual, é coletiva, quem já não ouviu isso?

Pois bem. Querem convencer o povo que é melhor andar de ônibus. Podem até estar certos, mas, o povo é sábio, e decide pelo que melhor lhe convém no momento. Andar de carro é mais confortável, andar de moto é mais barato, e assim muita gente opta por esses meios individuais.

Querem que o trabalhador use transporte coletivo: - melhore as condições, baixem os preços. Criem vantagens, e logo, logo, muita gente se convencerá disso, aderindo ao mais ágil.

Agora o fato chegou à saúde, ao atendimento do povo. Ao chegar no Hospital de Clínicas os pacientes são avaliados, são triados aplicando-se um de protocolo, e se for o caso, ou melhor, se não for o caso, o paciente não é atendido. È mandado de volta ao posto de atendimento de seu bairro, de sua vila, para ser atendido e medicado.

Pelo amor de Deus e de meus filhinhos, se alguém procura um hospital maior, é porque sabe que não será bem atendido no postinho perto de casa. Ou faltam condições, ou faltam médicos especializados, ou não há atendimento, alguma coisa não funciona bem. Classificar e mandar de volta, mesmo que pagando o táxi, não é solução.

Qual a solução? A solução é melhorar a condições gerais de atendimento nos postos de saúde dos bairros e vilas. Atendimento ágil, 24 horas por dia, médicos, enfermeiras, auxiliares. Equipamentos básicos, medicação básica, tudo funcionando, e mais: - boa vontade!

Façam o teste, tentem. Melhorem a condições locais e todo mundo irá consultar perto de casa. Ou alguém gosta de enfrentar o trânsito, de carro, moto ou ônibus, perder tempo, só para ser atendido num hospital maior?

Antes de mandar de volta os pacientes, temos que ampliar a qualidade dos atendimentos do povo próximo a sua moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...