domingo, 19 de fevereiro de 2017

DIANTE DA PAISAGEM


Diante da paisagem me emociono. Me sinto gratificado, extasiado, feliz. Qualquer paisagem, natural, imagem digital, humana, real, irreal

Quando a paisagem é real, e está aí na sua frente, ao vivo, a cores, com cheiro, temperatura, brisa e tudo, aí sim é que vale a pena. Lembro-me da famosa frase que Napoleão teria dito a seus comandados, estando em frente a pirâmide egípcia em 1798: "Soldados de França! Do alto dessas pirâmides 40 séculos vos contemplam".

A frase por si só, já uma paisagem que causa emoção e contém profundidade. A contemplação é uma forma de analisar profundamente. Sem pressa. Admirando, analisando, procurando ângulos e pontos de vista diferentes e, talvez, não tirando conclusão alguma.

Quando a paisagem é inebriante, esplendorosa, magnífica, ela nos deixa sem palavras, sem ação. E tirar conclusões precipitadas pode ser perigoso, Considerações nesse estado de profunda admiração, podem ser falsas, menores, inconclusas. No futuro podem ser desmentidas. Portanto, manter-se em silêncio, contemplativo, talvez até meditando, é acertado.

São momentos únicos, quando uma bela paisagem está diante de nós, para admirarmos a natureza, beber de sua sabedoria. De sua paciência. Pensar no Universo infinito e o que tudo isso significa. Tenho certeza que nesses encontros, nessas incursões, aprendemos mais de nosso mundo interno, olhando para o mundo exterior. Refletimos, temos momentos felizes, que externados de várias formas dependendo de cada um em particular, podem ser de profunda introspecção, ou em muitos casos, de extravasamento. Pode ir do choro ao riso. Do silêncio petrificado a vibração intensa e escandalosa.

Visitei lugares maravilhosos. A primeira vez que vi a praia, o mar em Camboriú, fiquei maravilhado. No Rio de Janeiro também. Em Bariloche, Machu Picho, Palácio e Jardins de Versalhes, os Alpes na Áustria, em Insbruck. As praias e paisagens na Ilha de Fernando de Noronha, talvez sejam as mais lindas do Brasil, a Bahia de Todos os Santos em Salvador, o Quadrilátero próximo a Porto Seguro na Bahia é de uma energia ímpar, as lindas imagens na região da Toscana na Itália, a Praia do Silveira em Garopaba/SC, o sítio das esculturas, Os Doze Profetas, em pedra sabão de Aleijadinho em Congonhas/MG, é um lugar de uma aura sagrada, a Serra do Rio do Rastro em SC, o mirante em Gramado, a Cascata do Caracol em Canela, a Lagoa dos Peixes em Tavares, o pôr do sol em Porto Alegre e outras paisagens mais, que estão aí para impregnar nos olhos e entranhar na mente, e, assim, jamais esquecer.

Aqui na tela do meu computador, tenho uma paisagem singela da roça, lá da longínqua localidade de Esquina Progresso, então pertencente ao munício de Três Passos/RS. E diante dessa maravilha eu queria ter o dom de lapidar uma grande frase para ficar marcada, mas só me ocorre dizer: É da minha terra!

Porto Alegre,17 de fevereiro de 2017.

Jorge Luiz Bledow 

5 comentários:

  1. Agora fiquei pensando,nunca dei valor quando morava na minha querida Iraí,terra das águas e árvores grandiosas,hoje neste calor insuportavel bateu a saudade.

    ResponderExcluir
  2. As lembranças são tudo o que podemos levar sempre com a gente e a saudade a acompanhar. Saudades da Volta Grande Alpestre RS. Passagens deslumbrantes onde corre o Rio Uruguai e a Foz do Rio Chapecó. Dívida com a Bela São Carlos SC de águas termais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...