sexta-feira, 26 de julho de 2013

SÃO JOSÉ DA ESQUINA PROGRESSO - A FUNDAÇÃO

Jorge Luiz Bledow

Na cozinha apertada, a chaleira chiava sobre o fogão à lenha, que naquela tarde de inverno, aquecia o ambiente. Era uma quinta-feira, 15 de agosto de 1963, como garoava, os mais velhos combinaram uma canastrinha, mas suspenderam a carpeta com um objetivo maior: fundar um clube de futebol!

            O Brasil era bi-campeão do mundo, pelas ondas curtas ouviam futebol do Rio e São Paulo. A Rádio Guaíba transmitia jogos da capital gaúcha, e , afinal, já praticavam “peladas” frequentemente no potreiro dos Nesler. Por quê não, então organizar um time?

Dona Ilci preparava o chimarrão, enquanto que os homens discutiam as condições da fundação. Formou-se a Diretoria: presidente Wilmuth Rölh, tesoureiro Antônio Vitório Della Flora, secretário Alberto Bledow, correspondente Osvaldo Markus, Orlando Neuhauss, Mildner e completavam os cargos.

O correspondente era um dos cargos mais trabalhosos e importantes de um clube varzeano. Ele marcava jogos de ida e de volta, confirmava locais e horários, convidava as torcidas e outros times, fazendo a correspondência, daí a denominação “correspondente”, por intermédio, principalmente do programa “Antena Esportiva”, levada ao ar na pioneira Rádio Difusora de Três Passos.

            Enquanto formalizavam a pequena ata, no potreiro do dono do Armazém de Secos e Molhados, seu Germano Schlemer, o filho deste, centro avante do time e motorista não remunerado para serviços leves, “o Laurinho”, manobrava o mercedinho bicudo 1954, sempre de ré, ora num sentido, ora no outro, arrancando os últimos branquilhos no potreiro, limpando o campo que estava sendo construído, mesmo abaixo de garoa, nada que um bom trago não resolvesse. Na carroceria do caminhão alguns rapazes orientavam o “chouffer” com gritos e vivas a cada manobra. Outros jovens voluntários da localidade, ávidos para “rolar uma bolinha”, munidos de serra, machado, facões, cavadeiras, martelos e pregos, providenciavam a confecção e instalação das goleiras.


             Trabalho havia bastante e sobrava ânimo, afinal era quinta-feira dia 15 e no domingo, dia 17, seria disputado o primeiro jogo com a denominação oficial de São José, homenagem ao padroeiro da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...