sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

2018 COMEÇOU ANTES



Antes do carnaval recebi algumas mensagens, nas redes sociais, criticando. Diziam que com a crise estabelecida no país, era um desperdício parar quatro dias para festejar. Que o povo deveria trabalhar para produzir e não folgar. Eu, para deixar bem claro, não sou folião. Acompanho tudo no sofá. Assisto parte dos desfiles pela televisão e acho maravilhoso. Brinquei alguns carnavais no tempo do verde e branco, do vermelho e branco, mas atualmente não tenho ânimo para tanto. Aliás, talvez no ano que vem, desfile na Salgueiro.

    Voltando às redes sociais, acho, ou melhor, estou certo que para algumas cidades o carnaval é um grande negócio. O melhor exemplo é o Rio de Janeiro, cidade mais turística do Brasil, onde entre as grandes atrações, está o desfile da Marques do Sapucaí. O que seria dos cariocas sem as Escolas de Samba? É evidente que financeiramente dá lucro para o município. Todos ganham com isso, sem contar a autoestima e a divulgação mundo afora. O mesmo vale também para o futebol. Portanto, sou plenamente favorável ao carnaval e ao esporte por tudo isso. E mais: O povo quer, o povo precisa se divertir, então deixa o povo festear.

      Todo ano se ouve o velho bordão: “O ano de fato só começa depois do carnaval!”. Pois bem neste ano foi diferente. Começou na Marques de Sapucaí quando a Paraíso do Tuiuti fez o protesto na passarela, estimulou-se o senso crítico de todos. Não que eu aprove tudo, aliás, concordo com a crítica. Mas acho que faltou um dos lados. Quando a grande campeã Beija-Flor se derramou na passarela em tom político, encenando nosso cotidiano. quem estava na Sapucaí ou assistindo pela TV, se engajou, se posicionou, contra ou a favor – a maioria eu acredito - neste momento o ano começou de fato.

      Certamente ouve exageros e mau-gosto em alguns locais, sempre haverá, segundo a minha ótica extremamente parcial e limitada - confesso. Mas, depois dessa lição, desse tapa no rosto, dessa verdade nua e crua, escancarada em pleno desfile, não dá para dizer que o carnaval é o ópio do povo!

       O ano de 2018 de fato começou antes.

Porto Alegre, 16 de fevereiro de 2018.
JORGE LUIZ BLEDOW – Eng Cv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...