sábado, 24 de janeiro de 2015

PODER, LUTAR E VENCER

O Paulo, conhecido como Alemão, tem tudo para dar uma bela história no lata-velha ou seja:

 - o personagem, o próprio Alemão, acho que tem história se pesquisarmos um pouco;

 - o carro, uma rural Willis, bem “véinha”;

 Agora falta eu mostrar competência e escrever um texto convincente. Sem inventar, sem enfeitar muito vamos aos fatos. 

O Alemão é pau-prá-toda-obra. Precisa de lenha para lareira, chama o Alemão, precisa de algum frete, chama ele.

 Neste verão com chuvas e vendavais no fim de tarde, por esses dias o vento atirou longe a placa solar. Como também estamos em obras no porão, há muito lixo.

 Ligo para ele, telefone que consigo com o soldador, outra figura, depois de algumas tentativas faço contanto. Mais alguns desencontros, e, agora, no sábado pela manhã me aparece o Alemão em pessoa e seu ajudante Mão.

 Veem com a rural, claro, amarela desbotada, placas IIG-5459. Pneus carecas, tanque sem tampa, carroceria amarrada, portas sem trinco, ou seja; a própria lata velha.

 Pergunto: - E a camionete? - 34 anos de casamento, é a resposta.

 Respostas simples sem floreio. Eu vou fotografando sem eles notarem e pensando na história. Começo com uma foto geral na lateral, depois a traseira – onde fixou o triângulo e uma ferradura, o outro lado, a frente – tem até o símbolo burguês da mercedes, e, quando aponto a câmera um pouco mais acima vejo a frase no pára-brisas: PODER * LUTAR E VENCER!


Me comovo. Aí está a síntese de tudo. O cara todo desdentado, a rural toda escangalhada, dois latas-velhas autênticos, mas, ele na sua calma e humildade, ela roncando firme e trabalhando forte, não se entregam. Semeiam esperanças por onde passam. Estofamento rasgado, freios precários, autêntico “arranque brasileiro”. Levando a vida autêntica desse jeito.

 Poderia escrever muito mais, mas sinto que, talvez, valha à pena investir na pesquisa dessas vidas. O auxiliar, a camionete, tudo junto dever resultar uma bela e comovente “h-estória” no lata-velha.

 E com essa frase é meio caminho andado: PODER, LUTAR E VENCER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...