segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ipê florido

Jorge Luiz Bledow

Andando na avenida Ipiranga, aqui em Porto Alegre, vi um ipê roxo cheio de flores. Na hora me deu um estalo – isso só pode ser um sinal!

É muita coincidência, justamente no mês de junho, no dia mais curto do ano, noite mais longa, quando inicia o inverno no hemisfério sul, vejo um ipê roxo florescendo majestosamente. Alguma coisa tem. Ah isso tem!

Para mim, que venho do interior, a natureza está cheia de sinais. Ela nos manda mensagens antecipadas, de coisas boas ou ruins que vão acontecer. O grande problema é saber interpretar estes sinais no seu devido tempo. Concluir depois, com resultados conhecidos, qualquer um sabe. Se bem que, aqui na cidade grande, perde-se as referências. A natureza, mesmo maltratada, segue seu curso, pelo menos espero, e manda avisos. O problema é que nós já não estamos atentos o suficiente, perdemos a sensibilidade e a pureza. Morando no campo, a troca com o meio ambiente era mais primitiva e assim, a comunicação mais simples, sem floreios. Sem disse-me-disse!

Um ipê cacheado com flores bem no início do inverno? É de se pensar. Aliás, não um, mas vários, justamente num ano em que o inverno chegou forte e convicto. Depois da seca o frio. Mas, e o ipê? Estou encucado.

Mudando do “saco para mala”, em Brasília o clima anda agitado. O Clima político, para deixar bem claro. CPIs, Comissão de Ética, da Verdade, coligações, Mensalão. Tudo ao mesmo tempo confunde. Será mesmo tudo de verdade verdadeira?

Voltando aos sinais do tempo. - Desculpem-me. Estou confuso. Ando “batendo biela” e misturando as estações. Com essas mudanças todas, esses troca-trocas, isso de quem era do contra agora é a favor, ou muito antes ao contrário, pode ter afetado até mesmo a natureza, pelo menos a minha, instalou-se um clima de “vale a pena ver de novo” e, pelo que se nota, nem as moscas mudaram.

E o ipê? É verdade, eu já ia me esquecendo do ipê roxo cheio de flores na avenida Brasil. Sabem o que é? Se não me engano, depois que floresce, podem plantar de tudo que geada este ano não tem mais. O ipê florido anuncia um inverno ameno.

Ou será que estou no outro hemisfério?

Um comentário:

  1. Grande Bledow.
    Fico orgulhoso de minha cidade produzir gente desta estirpe como voce , Baleia,Vinicius,etc.... Aliás é pródigo em filhos notáveis, em breve, não sei se é bom ou ruim, mas a primeira dama da cidade mais importante do Brasil poderá serde Três Passos. E o prefeito de Porto Alegre, iniciou sua carreira no BB em Três Passos, só isto já o credencia como gente boa.Seco, trespassense nato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...