sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CREDIBILIDADE



   

Há muitos anos participei de grupo técnico, com a finalidade de implantar um novo software de tratamento de imagens. O programa era da Alemanha, o instrutor um alemão todo metódico. Adquirido o software o engenheiro veio para o Brasil, ficou uma semana na instituição onde eu trabalhava e deu-nos o treinamento inicial. Ele voltou depois de um mês e nesse período praticamos à exaustão as primeiras etapas do programa de edição. Toda vez que ele voltava, de 30 em 30 dias, mais ou menos, ele implantava e deixava uma nova etapa para praticarmos. A previsão era o treinamento durar seis meses, sendo que, depois disso estaríamos aptos à produzir. E assim foi andando. Aconteceu, depois de uns dois meses, que estávamos melhor que o professor. Resolvemos avançar etapas e fazer atalhos. Achávamos ser espertos. O software travou na primeira semana depois da visita do alemão. Como, nesse tempo, ainda não havia facilidade de comunicações como hoje, ficamos sem poder avançar no conteúdo por quase um mês.

   Quando o treinador voltou, olhou para a nossa cara de derrotados e falou calmamente: - Parem tudo. Vocês não seguiram o método

      Era bem isso. Inteligentes e criativos, resolvemos improvisar como bons brasileiros. E o programa não funcionou. Estancou. Deu tilt, como se dizia na época.

      Conto essa história para chamar atenção ao método técnico que exige a engenharia no geral e a topografia em particular. Jamais devemos abandonar o método técnico/científico.

     Na nossa empresa, trabalhamos para produzir resultados com qualidade e o nosso produto mais valioso é a credibilidade. As normas preconizam a medição de distâncias a ré e a vante; a obtenção de ângulos a PD(CE) e PI(CD) para qualquer poligonal, então que assim seja feito. Procedimentos simples como estes e assuntos mais complexos exigem toda atenção.

     Pessoal técnico com conhecimento e bem treinados. Equipamentos de campo e escritório, softwares e aplicativos de qualidade e sem jamais abandonar a metodologia prevista e pertinente, nos darão a certeza de entregarmos produtos de qualidade superior, satisfazendo o cliente no sentido mais amplo.

     E, assim, a nossa empresa, cada vez mais, valoriza o principal produto: A CREDIBILIDADE!

Porto Alegre, 19 de janeiro e 2018.
Jorge Luiz Bledow
E-mail: bledow @cpovo.net
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...